quarta-feira, 26 de maio de 2010

Para ver e comer


A visão, dentre os cinco sentidos (audição, olfato, paladar e tato), é extremamente sensível ao homem. Instintivamente, nós sempre nos guiamos por aquilo que vemos, já que nossa memória é em grande parte constituída por imagens. Senso assim, o cinema tornou-se uma das linguagens mais influentes no mundo, causando impacto ao espectador. Do cinema mudo até o atual universo 3D, a imagem em movimento sempre gerou fascínio entre as pessoas.

A sétima arte, durante seus mais de cem anos, já retratou diversos assuntos por todo o mundo, seja de maneira mais excêntrica ou convencional. A gastronomia, contudo, é um dos temas mais interessantes abordados pelo cinema e possui a atração visual como principal semelhança.

A expressão “Comer com os olhos” - criada supostamente pelos gregos, baseada no Mito da Medusa, que ao desejar tão intensamente algo, como se tivesse fome do objeto em questão, tinha o poder de seduzi-lo e até petrificá-lo com o olhar - sintetiza muito bem como nós humanos damos valor à imagem até para uma das nossas atividades vitais, nos alimentar. Um prato bonito, colorido e enfeitado encanta quaisquer olhos famintos, isso porque, como já foi dito anteriormente, a visão no ser humano é um dos sentidos mais sensíveis.

A combinação entre cinema e gastronomia se torna atraente não só por instigar, com deliciosas imagens, os olhos do espectador. Mas também por outro ponto em comum, a arte de contar histórias. Tanto a culinária, quanto os filmes propagam questões culturais, a realidade de um povo, suas tradições e segredos, além de cumprirem a função de passá-las para as próximas gerações.

Pensando nessa fórmula de sucesso, O Cine Belas Artes uniu essas duas artes em um único evento, apresentando pela terceira vez consecutiva a Virada Cine Gastronômica. Durante a Virada Cultural 2010, o evento exibiu seis filmes que possuem a comida como ingrediente fundamental no roteiro, além de substituírem a tradicional pipoca pelas iguarias retratadas nos filmes.

Agora que você já entendeu um pouco mais da relação entre cinema e gastronomia, acompanhe aqui no blog todos os detalhes da sessão cinematográfica que deu mais sabor à Virada Cultura 2010.
Por Diana Nunes

0 comentários:

Postar um comentário